[Udemy Review] Personal Transformation: Change Your Mindset, Habits & Life por Leon Chaudhari
A jornada até aqui
Para você que não conhece, a Udemy é uma plataforma online em que é possível realizar e criar cursos (essa segunda parte inclusive é um dos meus objetivos ainda esse ano).
Como forma de absorção de conhecimento sempre busquei realizar cursos presenciais e online. Várias pessoas já me falaram: “Para que pagar por cursos? A maioria do conhecimento já está na internet. É muito melhor ser um auto didata!”.
Confesso que sempre entendi esse posicionamento, mas era como se ele não me convencesse, de alguma forma eu sentia que valia a pena pagar para uma instituição como 4 Linux, CAC-TI, Caelum, CodeOps, Global Code, SOA Expert, dentre outras, mas sempre ficava aquela pulga atrás da orelha como se eu estivesse rasgando dinheiro ou algo do tipo.
Quando conheci a Udemy, percebi que boa parte dos conhecimentos que eu tinha interesse estavam ali, claro que ministrados por várias pessoas, e não necessariamente da maneira correta, pois, qualquer um pode criar um curso na plataforma, sendo um dos únicos critérios de qualidade a quantidade de inscrições e reviews do mesmo.
Porém, graças a uma série de promoções de cursos a R$ 20 ou R$ 30 reais, a compra de vários cursos em um mês parecia bastante atrativa, afinal, se 10% da minha amostragem valesse à pena, seria mais que o suficiente para eu conseguir um novo conhecimento a um preço muito baixo.
Me lembro de comprar vários e vários cursos de Spring Framework, Java, SOA, Kotlin, JavaScript, Node, Ruby e etc. Era engraçado essa época, pois eu entrava constantemente na plataforma e buscava conteúdos sobre Microservices, ESB, Mule dentre outros, como que se na expectativa de alguém criar algum curso novo.
No último ano no entanto, tenho visto que a busca por novos conhecimentos em tecnologia são de suma importância, porém, há um algo a mais que tem surgido.
Minhas experiências na AIS têm me mostrado a cada dia que mais do que instalar e entender ferramentas, DevOps como cultura, bem como a ascendente de uso em Metodologias Ágeis estão sendo divisores para novos negócios, e um fato de extrema importância para ambas as abordagens são a forma de pensar das pessoas.
Resolvi então começar a focar também na compra de alguns cursos da Udemy focados em produtividade, aprendizado e mudanças pessoais. Em uma dessas pesquisas de cursos encontrei o curso Personal Transformation: Change Your Mindset, Habits & Life do Leon Chaudhari.
O curso
Com uma duração de quase 4h o curso se foca em como mudar sua mentalidade, hábitos e vida, tópicos que podem ser aplicados desde a área profissional à área pessoal da vida de qualquer um.
Leon Chaudhari consegue ser bem conciso em pontos como: como focar em objetivos, gerenciar seu tempo, aumentar a velocidade de aprendizado, formas de aprendizado, dentre outros.
A parte no entanto que mais chamou a minha atenção foi uma em que Leon fala sobre as formas de aprendizado, que algumas pessoas têm mais facilidade em absorção de conhecimento por uma ou outra.
Como bem disse Leon, não há um consenso sobre isso, porém, caso você sinta que aprende melhor de uma ou outra forma, porque não exercitá-la e fomentar a melhor absorção com a metodologia que melhor se adequa a você?
Nesse momento, me lembrei de amigos meus como o Luciano Almeida, que eu havia falado que teria que aprender de X, Y ou Z forma um dado conteúdo,e percebi que eu estava fazendo com ele o mesmo que fizeram comigo quando eu queria aprender por cursos e me falavam que eu deveria ser autodidata. Mais do que incentivar alguém a aprender um conteúdo, caso você saiba a forma que aquela pessoa mais absorve o conhecimento, isso que deve ser fomentado.
De agradecimento a Leon, digo que não me sinto mais como se estivesse rasgando dinheiro ao comprar cursos, pois é dessa forma que eu mais aprendo, essa é a forma que eu consigo sintetizar novos conhecimentos.
Já ao meu amigo Luciano fica o meu aprendizado de como ajudar cada pessoa a obter melhores resultados dado a sua maneira de aprender.
Outra lição bem interessante foi sobre a forma de pensar de algumas pessoas famosas, dentre elas, Richard Feynman.
Feynman foi um físico norte americano pioneiro na área de eletrodinâmica quântica. Leon nos dá um insight sobre a personalidade dele, nos falando que ele não foi como Einstein a nível de genialidade e comportamento, mas possuía uma forma peculiar de pensar.
Feynman não era um especialista, mas sim uma pessoa que buscava a todo momento obter conhecimento em várias áreas e departamentos em que pode trabalhar a fim de conectá-los (não é o que Metodologias Ágeis e DevOps tem buscado de certa forma nos dias atuais?). Nessa parte da lição eu já estava bem interessado, porém, um outro fator me chamou ainda mais a atenção, as regras que ele seguia:
- Aprenda como uma criança;
- Aumente o seu entendimento sobre o máximo de assuntos possível;
- Explique as coisas de forma simples.
O fato de a última série que tenho escrito no Medium estar alinhada com essa forma de pensar me indicou que estou no caminho certo de algum modo.
Um curso fantástico!!!
Conclusão
Leon Chaudhari conseguiu expor de maneira sucinta e direta pontos que podemos melhorar em nossas vidas, recomendo inclusive seus outros cursos, por enquanto, 45 ao todo.
E caso você esteja disposto a mudar seu mindset, seus hábitos e sua vida, hoje não consigo recomendar um curso melhor.